Transparência... na vida e na arte!

 

“A arte é um espelho da alma do artista. Cada tela é um momento único e eterno... é ali em que ele se entrega e permite transcender em traços e cores toda a sua essência e emoção! Talvez por isso as obras de Zelma Landi sempre revelem beleza e transparência”

A
paulistana Zelma Therezinha Landi, 68, artisticamente conhecida como Zelma Landi traz em seu curriculum uma vasta experiência de vida. Mãe de dois filhos, dos quais ela muito se orgulha (Marcelo Mungioli, 43, e Maurício Mungioli, 39), ela construiu um espaço de muito respeito dentro da sociedade em que vive. Dentre as inúmeras atividades envolvidas sempre para benefícios sociais, das quais ocupou cargos em associações beneficentes sem nunca almejar retorno financeiro, todas ela exerceu e exerce sem ganhos monetários. Atualmente faz parte dos corpos diretores do Convênio da Santa Casa; Associação dos Aposentados; Casa da Amizade/Rotary, sendo também uma das fundadoras da APAE. Se fôssemos relatar todos os seus feitos desde que veio para Ubatuba, em 88, precisaríamos de muitas páginas deste semanário para tentar descrever a grande guerreira que se revela esta mulher. Mas o incrível é que, além de todas estas e tantas outras atividades, ela ainda encontra tempo para a arte e como tudo.... a faz com muito amor, beleza e perfeição. Zelma diz que sempre foi uma apaixonada por arte. Quando residia no Rio de Janeiro, chegou a organizar algumas amostras em espaços culturais, gostava de apreciar... No ano de 79 resolveu arriscar suas primeiras pinceladas em aquarela, técnica com a qual se identificava mais. Assim foi se tornando autodidata, mas sua personalidade perfeccionista a conduziu para querer saber e entender mais e mais. Teve suas primeiras aulas de arte com o grande artista plástico e professor Alberto Caplan, que ministrava suas aulas ao ar livre no Jardim Botânico. Assim ela foi aprendendo técnicas; já em Ubatuba, fez aulas de artes na Fundart e há quatro anos faz aulas com o mestre Benjamin Gonzáles com quem ela diz que vai passar até o final de seus dias aprendendo... Mas é fato que sua modéstia é grande, pois como todo artista ela quer ousar sempre, assim aprendendo mais e mais. A verdade é quando temos a oportunidade de admirar suas obras nos embriagamos com tanta sutileza e beleza: com uma técnica de óleo sobre tela, ela consegue traços aquarelados, transferindo para suas obras toda a transparência, sutileza e a beleza que compõem o seu ser.
Para conhecer este lado da artista plástica Zelma Landi podemos admirar suas obras na Praça das Artes, nos finais de semana ou no ateliê residencial, à rua Dª Maria Alves, 1115 - Centro. Maiores informações pelo fone: 3832-5582.